top of page

Pesca do mapará

A maior pesca do baixo tocantins

Conhecido popularmente como mapará, é uma espécie encontrada em abundância no estuário do gigante Rio Tocantins e seus afluentes. No Pará, os municípios que se destacam na pesca do Mapará, são os que ficam na foz do Rio Tocantins, tendo maior notoriedade os municípios de Igarapé-Miri, Cametá, Limoeiro do Ajuru e Abaetetuba. 

A captura do Mapará na zona rural de Igarapé-Miri, é uma verdadeira demonstração artística, graças não só ao sistema de “borqueio” (variação de bloqueio), mas muito em especial a maneira como se localiza o cardume de peixe existente, bem assim o tamanho que é sondado no fundo do rio, por meio de talas feitas de pachinha (palmeira resistente), com cumprimento que varia entre três e quatro metros.

 

Essas talas são manejadas com uma perícia extraordinária pelo “taleiro”, homem que calcula não só o tamanho do peixe, como a quantidade existente no fundo do rio.

Na Pesca do Mapará no Município de Igarapé-Miri, destacam-se os rios; Anapu, Pindobal e Panacauera. Segundo Eládio Lobato, em Igarapé-Miri, o sistema de “borqueio” foi introduzido pelo espanhol Manoel Aires que residia no Rio Maiauatá, onde posteriormente, foi construído um engenho e uma fábrica de redes para pesca.

A Abertura da Pesca do Mapará é um evento grandioso que atrai milhares de pessoas para a região das ilhas de Igarapé-Miri. As famílias de ribeirinhos trabalham nos preparativos para esperado dia de abertura da pesca.

Pesca do mapará
Buscar vídeo...
PESCA DO MAPARÁ
01:29
Reproduzir vídeo
Maior pesca do peixe mapara na cidade de igarape mirí para
02:20
Reproduzir vídeo
A Incrível Pesca do Mapará na Cidade de Cametá - Pará Rio Cuxipiarí  (Rio Tocantins)
00:59
Reproduzir vídeo
PESCA DE MAPARÁ - CAMETÁ BAIXO TOCANTINS - PA
10:43
Reproduzir vídeo
bottom of page